Em mediação no TRT-RS, metalúrgicos e representantes de empresas finalizam acordo quanto ao reajuste salarial da categoria

Sindicatos de trabalhadores metalúrgicos das cidades de Estrela, Bento Gonçalves, Santiago, Taquara, Uruguaiana e Montenegro, representados pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Rio Grande do Sul, fecharam acordo com representantes dos sindicatos patronais quanto a cláusulas da norma coletiva da categoria. O ajuste foi firmado durante mediação realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), na tarde da última quinta-feira (27/10).

As partes entraram em consenso quanto ao reajuste devido à categoria em 2016 e acordaram a gradação dos pagamentos: relativamente aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2016, devem ser pagos 4% de aumento; nos meses de setembro, outubro e novembro, 5%; e a partir do mês de dezembro, o índice chegará a 9,83%. Também foram discutidas questões relacionadas a jornadas de trabalho semanais e folgas concedidas nos finais de semana.

A mediação foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin. Como representante do Ministério Público do Trabalho, esteve presente o procurador-regional Paulo Eduardo Pinto de Queiroz.

Fonte: Juliano Machado - Secom/TRT4